News

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Shot #31: "Juntos", de Luke Adam Hawker

 


Cartografia da solidão e da amizade.


A pandemia tem sido substrato para a criação artística. Há necessidade de contrair o tempo vazio e a solidão.  Umas vezes, usufruímos dessa criação, em outras suplicamos para que se pare. 

A pandemia democratizou o isolamento. De repente, um vírus aumentou a distância entre pessoas. E mais do que nunca, o ser humano percebeu que a solidão só é boa quando existe por livre escolha. De outra forma, arranca-nos as raízes e torna-nos ilhas em erosão. 

Luke Adam Hawker (ilustração) e Marianne Laidlaw (texto) olharam para distância entre cada um de nós e criaram “Juntos” (Porto Editora; trad. Valter Hugo Mãe), uma pérola formada dentro da rugosa dureza dos novos tempos. 

Em cada ilustração de Hawker espreita a esperança na capacidade do ser humano em contrariar a corrente, se levantar e, principalmente, de chegar ao outro e tocar-lhe. 




São páginas preenchidas com ruído e silêncio, com multidões e um só homem, com edifícios e ruas vazias. 

A estreita ligação afectiva entre um homem e um cão sente-se em cada traço; são a companhia um do outro na tempestade que apartou multidões. São eles a guiar-nos no ruído e no silêncio, no afastamento e na aproximação. Este homem é o seu avô, ou é baseado no seu avô, por quem o autor nutria grande afecto, e o cão é a sua cadela, vivaça e de indomável energia. 

Tanto no livro como na realidade, muitas pessoas só viram companhia nos seus animais de estimação. Cães ou gatos ajudaram a colmatar o vazio que ficou quando tudo o que era dado como adquirido desapareceu. 

Em nenhum momento, a pandemia é nomeada. Percebemos a que os autores se referem, mas não é importante dar-lhe um nome.  O essencial é observar o que nos une e nos separa; o essencial é observar a imperativa necessidade de estarmos juntos.  

"Juntos" mostra-nos o belo a emergir do escuro.




JUNTOS
ISBN: 978-972-0-03418-2
Edição/reimpressão: 09-2021
Editor: Porto Editora

Idioma: Português
Dimensões: 197 x 252 x 16 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 64






Sem comentários:

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Arquivo do blogue