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terça-feira, 12 de março de 2019

Divulgação: "O efeito Marcelo", na Fundação Francisco Manuel dos Santos






Com um discurso pedagógico e simples e dotes de entertainer, Marcelo Rebelo de Sousa democratizou o acesso à opinião esclarecida e massificou um produto de nicho. Durante quinze anos, a sua aparição dominical na TVI tornou-se a medida-padrão do comentário televisivo. Ainda hoje, não há comentador que escape à comparação, nenhum media ou político ignora a força do formato. 

Mas quem são os sucessores do “Professor”? Como encaram a sua função e que temas privilegiam? Por que motivo tão poucos são mulheres? Que espaços têm à disposição? Com que distribuição partidária? Este livro analisa a evolução do comentário político na televisão portuguesa. Que é como quem diz, o “efeito Marcelo”.

O livro

O Efeito Marcelo: o comentário político na televisão ajuda a compreender porque é que o comentário se tornou uma componente estruturante das emissões televisivas e porque é que os espaços individuais de opinião se converteram no seu formato dominante. É, igualmente, fundamental para se perceber a importância do comentário para uma carreira política, transformando a função num instrumento político ímpar e sem precedentes no país.

A autora

Rita Figueiras é doutorada em Ciências da Comunicação, Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa, onde leciona na licenciatura, mestrado e doutoramento em Comunicação. O seu trabalho centra-se na relação entre os media e o poder, desenvolvendo investigação na área da Comunicação Política, Economia Política dos Media e Jornalismo Político. Tem uma vasta obra sobre o comentário e os comentadores.



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