News

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Shot #24: "Soldados de Salamina", de Javier Cercas e José Pablo García

 





Quando é bom, queremos repetir. Seja da mesma forma, ou reinventado. É o que se passa com um livro. Depois do texto, vem uma série, um filme ou mesmo uma novela gráfica. A interrogação surge de seguida: 

Será que respeita o original? 

José Pablo García ilustrou as palavras de Javier Cercas escritas em “Soldados de Salamina”. Mais do que respeitar, o trabalho de García é uma homenagem à qualidade do romance publicado em 2001. 

Revivemos a prosa de Cercas nas ilustrações desta novela gráfica. O ilustrador não arrisca. Mantém-se fiel ao original e consegue com excelência ilustrar a imaginação do leitor. Reconhecemos Cercas no livro e conhecemos as personagens que têm morado nas páginas do autor nascido em Ibahernando, decorria o ano de 1962. 

Mazas, o poeta, tem agora um corpo. O fundador da Falange e posterior ministro de Franco conseguiu fugir a um fuzilamento perto da fronteira franco-espanhola e refugiar-se no bosque. A ajuda de um soldado republicano foi essencial para a sobrevivência. Sessenta anos mais tarde, Cercas resgata a história do esquecimento e escreve o seu livro com mais vendas até ao momento: mais de um milhão de exemplares. 

José Pablo García tinha 19 anos quando “Soldados de Salamina” foi disponibilizado aos leitores. E é 19 anos depois de o livro ter saído que publica a sua interpretação. 

A importância de uma obra é potenciada pela contínua aceitação dos leitores, pelo estudo académico e pela constante reinvenção do formato. É o que tem acontecido com “Soldados de Salamina”.  

O encontro de dois talentos de diferentes gerações resultou neste livro editado pela Porto Editora.  

Em epígrafe podemos ler: 

“Os deuses ocultam o que faz viver os homens” (Hesíodo, “Os Trabalhos e os Dias”) 

José Pablo García e Javier Cercas revelam o que está oculto nesse “ponto cego”. 

É uma obra que os admiradores de Cercas não irão querer perder, ou uma via para quem ainda não conhece a escrita de Cercas. Em ambos os casos, uma excelente aposta de leitura. 


Soldados de Salamina - Novela Gráfica

ISBN: 978-972-0-03293-5Edição: 10-2020Editor: Porto EditoraIdioma: PortuguêsDimensões: 176 x 248 x 16 mmEncadernação: Capa duraPáginas: 152









Sem comentários:

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Arquivo do blogue