News

sexta-feira, 22 de março de 2019

Divulgação: Arte e Literatura, de Diogo Ramada Curto





Chega hoje às livrarias História, Arte e Literatura, da autoria do historiador e investigador português Diogo Ramada Curto.

Este livro consiste numa seleção de notas e ensaios de uma história cultural publicados em dois jornais nos últimos anos. Como o próprio título indica, trata-se de textos sobre história, arte e literatura, destinados a públicos alargados, que seguem uma linha de intervenção crítica, em que não se abdica de instrumentos de prova, nem de análises rigorosas.

Segundo a prefaciadora do livro, a historiadora brasileira da Universidade de São Paulo, Iris Kantor: «São ensaios na melhor tradição da crítica historiográfica e jornalística, porque olham para dentro e para fora das fronteiras nacionais, dialogando frontalmente com o que há de mais urgente na historiografia mundial. Diogo Ramada Curto não paga pedágio a nenhum dos seus interlocutores, nacionais ou estrangeiros, mantendo-se numa posição equidistante, o que lhe permite criticar a importação de modelos culturais e modismos intelectuais que mais servem à banalização da vida académica do que à imaginação crítica.»

Em História, Arte e Literatura, Diogo Ramada Curto prima por um pensamento radical, disruptivo e autónomo, avesso às mistificações e aos falsos decoros que permeiam a vida académica.



Sem comentários:

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Arquivo do blogue